1,5 m – A distância que aproxima

Depois que comecei a usar a bicicleta como meio de transporte, vi nascer em mim uma motorista melhor (é, gente, infelizmente não deu para abandonar o carro totalmente). Acho que quando a gente se coloca no papel do mais vulnerável, é impossível ficar insensível àquela condição, mesmo quando não estamos naquele papel, naquele momento.

Hoje, quando estou dirigindo e passo por um ciclista, me coloco instantaneamente no lugar dele. Não é de propósito, é natural. Sei o medo que dá quando um veículo passa colado em você e o risco que isso representa, e me afasto ao máximo que posso da bike. Mas não faço isso por ser legal. Pouca gente sabe, mas isso é lei.

Para quem não lembra, o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) obriga motoristas a manter distância mínima de segurança de 1,5 m dos ciclistas. Apesar disso, poucas pessoas respeitam essa lei e quase não há fiscalização dos infratores.

Para conscientizar os motoristas do problema e mostrar como é fácil cumprir o artigo 201, a Cicloliga lançou um vídeo explicando como a distância de 1,5m afasta o perigo e aproxima os cidadãos.

Vale a pena assistir! ;)

Comentários

comentários

Deixe uma resposta