10 atitudes simples para um mundo com menos lixo

Pra que copo plástico se eu posso usar uma caneca estilosa no trabalho?
Pra que copo plástico se eu posso usar uma caneca estilosa no trabalho?

Você já deve ter escutado alguma vez termos como “3 R’s” ou “RRR”. Mas você sabe o que isso significa? As siglas, usadas para representar o conceito de “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, indicam as atitudes que devemos ter com relação ao nosso lixo. Antes de mais nada, devemos reduzir ao máximo a geração desses resíduos. Caso isso seja impossível, devemos pensar em formas de reaproveitar o material com outra finalidade. Por fim, devemos encaminhar o que restou para a reciclagem.

A ordem dos 3 R´s não é à toa. Afinal, reciclar é bom, reutilizar o que já existe é ótimo, mas a melhor opção é nem começar essa história. E o melhor disso tudo é que reduzir é também o “R” mais fácil de colocar em prática. Todos nós podemos reduzir nosso lixo todos os dias e a todo momento. É tudo uma questão de escolha, e sempre podemos escolher gerar menos lixo.

Para ajudar, listei 10 atitudes simples que você pode começar a praticar hoje e que vai garantir um planeta mais limpo para as próximas gerações:

1 – Alugue ou empreste. Vai precisar de um equipamento uma única vez? Alugue ou pegue emprestado de algum amigo em vez de comprar um novo.

2 – Evite plástico filme. Quando precisar guardar algum alimento, prefira as embalagens reaproveitáveis, como vasilhas plásticas. Isso evita o contato do alimento com o filme e dá fim a um monte de lixo.

3 – Leve uma garrafa de água com você. Para se manter hidratado sem gerar lixo, tenha sempre com você uma garrafa reutilizável de água e evite comprar as descartáveis.

4 – Cancele as correspondências. Sabe aqueles informes e panfletos que chegam até a sua casa e que vão para o lixo sem nem ao menos serem abertos? Procure saber quem é o remetente e solicite o fim dos envios.

5 – Pense bem antes de imprimir. Outras opções mais sustentáveis são transformar o arquivo em um PDF, utilizar certificação digital, e até optar por Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

6 – Tenha seu próprio copo. Para evitar o desperdício no trabalho, leve um copo ou uma caneca reutilizável e use-a sempre que precisar. Deixe o copo descartável apenas para casos de emergência.

7 – Use sacolas retornáveis. Quando for às compras, lembre-se de levar sua sacola retornável. Além de reduzir o volume de lixo, está cada dia mais na moda.

8 – Prefira filtros de café de pano. Dessa forma, você reduz suas despesas mensais, sua produção de lixo e ainda deixa seu café mais gostoso.

9 – Pense antes de aceitar panfletos na rua. Está no trânsito ou caminhando pela rua e alguém lhe oferece um panfleto de algum produto ou serviço que você sabe que não irá utilizar? Recuse-o educadamente.

10 – Evite copos, pratos e talheres descartáveis. Vai dar uma festa? Então tente utilizar copos, talheres e pratos não descartáveis, como de cerâmica, vidro e metal, que são mais elegantes e sustentáveis.

Moleza, né?

Comentários

comentários

Deixe uma resposta