Banner que vira bolsa e óleo que vira sabão!

Essa semana rolou um Natal adiantado aqui na Redação EcoD. O pessoal da Salve Terra resolveu mimar a gente e mandou bolsas masculinas e femininas para toda a equipe. Nem precisa dizer que as mina pirou, né?! Além de fofas e super resistentes, elas são feitas de banners publicitários reutilizados. Massa, né?!

Fotos do Instagram porque me empolguei e eu esqueci de tirar com a máquina porreta!
Fotos do Instagram porque me empolguei e eu esqueci de tirar com a máquina porreta!

Além das bolsas, eles também mandaram barrinhas de sabão feitas com óleo de cozinha e de dendê reaproveitados. Achei super interessante e resolvi testar para ver se era mesmo bom. A recomendação é para usos mais pesados, como um substituto do sabão em pedra industrializado.

Embalagens de garrafas PET!
Embalagens de garrafas PET!

sabao

Ó, vou te contar… me surpreendi! O sabão não é apenas sustentável, como é bom de verdade! Tanto que pedi a receita para o pessoal da Salve Terra que, fofo como sempre, nos enviou. Olha só:

Ingredientes:

1. 5 litros de óleo de cozinha ou óleo de dendê usado e coado;

2. 2 litros de água;

3. 200 ml de amaciante ou sabão em pó;

4. 1 quilo de soda cáustica em escamas.

Preparo:

Coloque a água no balde e, depois, a soda em escamas, com cuidado. Mexa com um cabo de vassoura até diluir todas as escamas da soda. Adicione o óleo e mexa, depois ponha o sabão em pó, ou amaciante, e mexa novamente. Por fim, despeje a mistura em uma forma, espere secar e corte o sabão em barras.

MUITO IMPORTANTE!

Cuidado com a soda cáustica, pois é um material muito corrosivo. Utilize luvas, máscara, óculos de proteção, avental e sapato fechado. Evite o contato do produto com a pele e o rosto. O preparo do sabão tem que ser num local aberto e arejado.

Só utilize o sabão depois de 15 dias e apenas para lavar prato e roupa.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta