Dica 56: O dia eu que eu fiz parte da vida de dona Sulan

Hoje eu vou contar a história de dona Sulan, essa aí na foto, junto ao marido…

kiva

Essa senhora paquistanesa de 51 anos é casada e tem cinco filhos. Ela e a família sobrevivem da venda de queijo, manteiga e leite dos dois búfalos que possuem. Apesar de darem duro no pequeno negócio da família, o que eles ganham não cobre as despesas da casa com alimentação, vestuário e educação e eles vivem no maior aperto.

Para melhorar a situação da família, dona Sulan precisa de US$400,00 para comprar mais um búfalo e aumentar a produção e venda de mercadorias. Por ser muito pobre, conseguir um empréstimo em uma instituição financeira não é uma opção viável – aí é que entra o Kiva (e eu!) nessa história.

Para quem não conhece, o Kiva é uma ONG que possibilita microempréstimos para pequenos empreendedores de diversas partes do mundo. A diferença é que quem empresta esse dinheiro não são grandes bancos ou empresas, e sim pessoas comuns, como eu e você. É como se fosse uma espécie de “vaquinha” global: um monte de gente se junta e cada um empresta um pouquinho para ajudar alguém que precisa.

Foi o que eu fiz. Entrei no site do Kiva, fiz meu cadastro rapidinho com a conta do Facebook mesmo, e li várias histórias até encontrar a da dona Sulan. Vi que podia ajudar e emprestei US$25,00 para ela comprar o tal búfalo. Nada de doação, é empréstimo mesmo! Em até 14 meses todo o dinheiro será devolvido e eu poderei emprestar para outra pessoa, doar para uma instituição ou ainda sacá-lo de volta. Até lá, o Kiva vai me mandar notícias de como andam os investimentos de dona Sulan, se o animal já foi comprado, se estão produzindo direitinho etc.

Aquela história né, se cada um fizer a sua parte e ajudar com o que pode, a gente consegue mudar muita coisa. :)

Para saber mais sobre o Kiva, assista o TED da fundadora, Jessica Jackley, e se inspire nessa história linda:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta