Dica 69: Respire

Nossa vida começa com a primeira inspiração e termina com um último suspiro. Respirar é vital e involuntário e, por isso mesmo, muitas vezes nos esquecemos da importância disso. Mas não deveríamos.

Foto: Leslie
Foto: Leslie

É através da respiração que oxigenamos nossas células e eliminamos o gás carbônico do nosso corpo. Uma respiração profunda e consciente ajuda a reduzir nosso nível de estresse, depressão e ansiedade, melhora o sono, controla a hipertensão arterial, reduz o colesterol ruim, aumenta a função antioxidante, acalma e concentra. Não é a toa que, em momento de crise, o primeiro conselho é sempre “respire fundo”.

Mas não precisamos esperar as horas tensas para aproveitar os benefícios da respiração. Você pode fazer isso agora, aí mesmo. Sente-se em uma posição confortável, feche os olhos, inspire o ar profundamente pelo nariz, sinta-o preenchendo o pulmão até o diafragma ficar completamente expandido. Depois solte o ar devagar. Junto com ele, sinta suas tensões saindo do seu corpo, relaxe. Repita isso algumas vezes, várias vezes ao dia, de preferência acompanhado de uma boa espreguiçada.

Outra dica legal é esse vídeo aí em baixo. Ele nos ensina a meditar em apenas 1 minuto. No começo é mais difícil, mas com a prática fica cada vez mais fácil chegar a esse estado de relaxamento e consciência do “aqui agora”.

Tente. Não custa nada. =)

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