Dica 86: Tome sol!

sol

Há alguns meses, no checkup anual, descobri que estava com deficiência de vitamina D. Desde o ano passado eu comecei a me esconder do sol achando que estava fazendo um grande favor para minha saúde. “Salvador tem sol suficiente para qualquer ser humano, não preciso me expor tanto”, pensei. Imagine minha cara de pata quando vi que minha taxa de vitamina D tinha caído pela metade nesse tempo. Tratamento indicado: pelo menos 10 minutos de sol brando todo dia – sem protetor solar.

Basta pesquisar um pouquinho sobre o assunto para achar uma porrada de artigos e estudos de gente muito séria desmistificando a vilania do sol. Todos eles são unânimes: em excesso, tudo faz mal, inclusive o sol, mas a presença dele é vital para a nossa saúde e a carência de vitamina D pode causar muitos problemas sérios.

Somente através da luz solar nosso corpo consegue produzir a vitamina D, que é crucial para absorção de cálcio nos ossos, aumenta a energia metabólica, melhora o humor, o estresse e a ansiedade, reduz a gordura visceral, diminui os riscos de doenças cardiovasculares e ainda previne contra alguns tipos de cânceres, como mama, próstata, intestino e ovários.

Então já sabe, aproveita que o verão está quase chegando para se informar mais sobre o assunto e separe uns minutinhos do dia para fazer que nem nossas mães faziam com a gente quando éramos bebês – vá tomar um solzinho! É de graça, faz bem e vai deixar seu dia muito mais alto astral.

Ah, para quem quiser saber mais, super recomendo a leitura desses artigos aquiaqui e aqui.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta