O que vestir para ir ao trabalho de bike?

bikes

Uma dúvida que sempre surge quando eu digo que vou de bicicleta para o trabalho é o que vou vestir. Mesmo trabalhando num ambiente informal, às vezes acontece de ter que ir a uma reunião, o que pede um look mais arrumado. Além disso, na redação do EcoD não tem chuveiro, então já tenho que ir pronta para um dia inteiro de labuta.

Uma coisa que eu notei é que, quando você pedala bem vestido, as pessoas te olham de um jeito diferente e até te respeitam mais. Não sei explicar muito bem, mas rola uma mistura de espanto, estranhamento e admiração. Lembro de uma vez que cheguei a uma reunião e, quando uma das participantes me viu toda bonitinha e soube que eu estava de bike, soltou um: “nossa, que europeu!”.

O pensamento dela faz sentido. Estamos acostumados a ver essas fotos de pessoas bonitas e bem vestidas andando de bicicleta em Copenhagens da vida, mas quando trazemos isso para a nossa realidade, não temos nenhuma referência e achamos estranho.

Estamos tão distantes de achar normal ver pessoas usando bicicleta como meio de transporte por opção (e não pela falta dela) que, quando encontramos alguém bem vestido em uma bike, ficamos surpresos. É meio preconceituoso, mas é a realidade.

bike2

Para quem não abre mão de estar bem vestido, mesmo andando de bicicleta, aqui vão algumas sugestões (baseadas em minha própria experiência, portanto sinta-se livre para adaptá-las para a sua realidade):

  • Invista em sapatilhas, mocassins, sapatênis, botinhas e tênis (para os dias mais informais);
  • As meninas que não abrem mão do salto alto podem levá-lo na bolsa ou na cestinha da bicicleta e trocar quando chegar ao destino;
  • Blazers e paletós também podem ir na cestinha ou mochila, e vestidos quando chegar;
  • Muito calor? Se for possível, troque a calça pela bermuda e dê preferência para os tecidos mais leves;
  • Saias e vestidos estão liberados, só tenha cuidado com o comprimento e use sempre um shortinho por baixo;
  • Para quem prefere ou não pode abrir mão da calça, cuidado para o tecido não enroscar na transmissão, o que pode (além de sujar a calça) causar um acidente. Nesse caso as dicas são dobrar a barra até a altura do joelho, colocá-la para dentro da meia ou ainda usar um elástico (como aqueles de dinheiro) para deixar a calça ajustada na perna;
  • Não esqueça o protetor solar! Lembre-se que você estará mais exposto ao sol, portanto rosto, pescoço, busto, ombros e braços devem estar protegidos.

Anotou? Então agora não tem mais desculpa. Trate de escolher uma roupa bem bonita para desfilar por aí e mostrar que, além de consciente, você também é cheio de estilo!

Ah, e quer ver mais algumas dicas de como ir pedalando para o trabalho, mesmo quando lá não tem um vestiário? Então dá uma olhada nesse post aqui.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta