Produtos químicos x naturais: 12 dicas práticas (e ótimas!)

A WWF Austrália criou uma campanha maravilhosa, chama Just. Em 12 vídeos super práticos e divertidos, eles mostram como substituir produtos químicos que usamos no nosso dia a dia por alternativas naturais. Dá uma olhada:

1 – Graxa de sapato por bananas:

2 – Pomada para queimadura por mel:

3 – Sabão em pó por bicarbonato de sódio e manjericão:

4 – Loção para queimadura de sol por pepino:

5 – Enxaguante bucal por canela:

6 – Desinfetante por vinagre e bicarbonato de sódio:

7 – Creme hidratante por aveia, leite e mel:

8 – Pasta de polir metais por farinha, sal e vinagre:

9 – Lustra móveis por suco de limão e azeite de oliva:

10 – Limpa vidro por suco de limão:

11 – Solução para limpa banheiras por toranja e sal:

12 – Repelente por casca de laranja:

Maravilhoso, né? <3

Quem acompanha o Simplificando sabe que eu sou chegada numa receita de vó. A natureza está cheia de coisas incríveis e nossas avós sabem bem como usar muitas delas, seja para curar uma gripe, deixar as roupas limpas como novas ou afastar aquelas formigas que teimam em rondar o açucareiro.

São alquimias poderosas, passadas de geração em geração e carregadas de afeto e sabedoria. Mais do que evitar gerar lixo e usar produtos químicos, essas receitas caseiras são provas de que o nosso conhecimento coletivo é mais forte que a pressão do consumo – e cabe a nós não deixar isso morrer.

Foi justamente essa a ideia da WWF, nos lembrar que a solução para muitos dos nossos problemas diários pode está na fruteira das nossas casas e nas receitas de nossas avós, e não nas prateleiras dos supermercados. Vamos tentar? =)

 

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta