RRR em 5 passos (e meio)

Reduzir ao máximo o lixo que jogamos fora, reutilizar tudo que pudermos e reciclar o que sobrar. Essa é a regra básica para diminuir o problema que criamos ao achar que tudo que jogamos na lixeira desaparece do planeta.

Xô te falar uma coisa… não desaparece não, tá? Na verdade vira um megazord quando se junta com os outros lixos descartados e um dia vai nos lembrar que não deveríamos ter feito isso.

Outra coisa que também é sempre bom lembrar; não existe uma fonte sem fim de recursos não. Então a gente não vai poder ficar produzindo coisas novas eternamente. Pode não parecer agora,  mas um dia essa conta vai chegar e vai ser cara.

Dito tudo isso, vamos ver como resolver isso em cinco passos (e meio) e ainda descolar um porta-qualquer coisa fofis?

DSC09226

Antes de mais nada, reduzir. Esse é o passo mais importante de todos – tanto que é o primeiro da lista. Então quando for comprar qualquer coisa, pense se você precisa mesmo daquilo e se tem como você evitar embalagens, sacos plásticos e outros materiais. Fazer em casa, levar sacolas reutilizáveis e adotar lojas que vendem à granel são boas formas de reduzir.

Se não tiver como evitar a compra, avalie se você vai ter como reutilizar aquele produto ou a embalagem dele depois. Entre uma geleia que vem em uma embalagem de plástico e outra de vidro, por exemplo, prefira a de vidro.

Depois de usar, lave a embalagem direitinho (uma boa dica é usar um pouquinho de vinagre branco para ajudar a tirar a gordura do potinho), seque e siga pra próxima etapa.

DSC09229

Momento DIY. Para os 5 passos de hoje, eu usei só spray dourado e adesivos, desses que dá pra escrever com giz. Ah! E jornal para não acabar com o piso. Altamente complexo.

DSC09231

Pintar qualquer coisa com spray é um pouco mais difícil do que parece, mas se eu consigo, você consegue. A manha é apertar a paradinha aos poucos, em camadas. Se jogar demais vai escorrer tinta e manchar tudo. Vá por mim, palavra de quem já fez isso. Mas aí você usa o que quiser. Vai de sua criatividade/gosto/habilidade.

DSC09236

Parte mais difícil de todas.

DSC09240

Para usar um dos potes como porta-canela, eu fiz uns furinhos na tampa com agulha, depois de pintado mesmo. Daí os cinco passo e meio. Rá!

DSC09241

Tcharaan! Agora é só chamar alguém que tenha uma letra bonita e escrever o que você quiser. Você está oficialmente reutilizando algo que iria para o lixo em outra serventia.

E quando não servirem mais, vai daí direto pro coleto verde, de reciclagem de vidro, fechando os 3R’s.

Moleza, né não?

Comentários

comentários

Deixe uma resposta