Sete dicas para ser um consumidor consciente

#FicaADica ;)
#FicaADica ;)

Depois de falar sobre consumo consciente e refletir o papel do consumismo em nossas vidas, chegou a hora de saber como colocar em prática toda essa história. Pensando nisso, listei sete dicas fáceis e super úteis (pelo menos para mim) na hora de ir às compras.

  1. Planeja suas compras. Antes de sair dando a louca no shopping, faça um planejamento. Saiba o que vai comprar, por que vai comprar e de quem vai comprar. Isso evita consumos compulsivos e desperdícios.
  2. Conheça seu estilo. Coco Chanel já dizia: “A moda passa, o estilo é eterno”. Por que então comprar aquela saia que as blogueiras de moda estão usando se ela não faz o seu tipo nem fica bem em seu corpo? E quando a moda passar? Conhecer e seguir seu estilo pessoal é a melhor forma de fazer escolhas inteligentes na hora da compra e garantir um visual com personalidade.
  3. Não compre na hora. Gostou muito de um sapato? Saia da loja, vá tomar um café ou terminar aquele compromisso. Se no dia seguinte você ficou com preguiça de voltar na loja, talvez a compra não fosse tão necessária assim.
  4. Faça a limpa no armário. Isso ajuda não apenas a esvaziar as gavetas das coisas que você não usa mais, como também serve para rever aquelas peças lindas que estavam esquecidas. Use a criatividade e redescubra novas formas de usar o que você já tem.
  5. Qualidade x quantidade. Faça as contas e me diga, o que tem melhor custo-benefício: uma blusa de 20 reais que você vai usar duas vezes ou uma de 100 reais que você vai usar em 100 ocasiões diferentes? Fique atenta ao tipo de material e ao acabamento, e priorize sempre a qualidade, não a quantidade.
  6. Responsabilidade. No momento em que você gasta seu dinheiro em um produto, você se torna cúmplice de tudo que envolve a produção, distribuição e descarte dele. Portanto, evite financiar lojas que exploram a mão de obra dos trabalhadores, usam produtos tóxicos e não possuem políticas de responsabilidade ambiental.
  7. Garimpe. Que tal fuçar o armário da mãe, irmã, tia ou avó? Ou ainda descobrir o mundo encantado dos brechós? Ali podem estar escondidos tesouros exclusivos, cheios de estilo, acessíveis e sustentáveis, já que evitam que novas peças sejam produzidas.

E lembre-se, você é único. Seu guarda-roupas também tem que ser.

Comentários

comentários

One Reply to “Sete dicas para ser um consumidor consciente”

  1. […] Confira também essas sete dicas para ser um consumidor consciente. […]

Deixe uma resposta