Sobre a alegria de viver e a importância de se cuidar

flavia

Daqui a exatos 15 dias completará um ano de uma cirurgia que me curou de um câncer. Graças a muitas orações, energias positivas e a médicos maravilhosos, só foi preciso uma cirurgia e um pouco de fisioterapia para que eu ficasse 100% boa. Infelizmente, muita gente não tem a mesma sorte e sofre muito, muito mesmo, com outros tratamentos e cirurgias altamente invasivas e que deixam marcas no corpo e na alma.

Acho que por ter vivido essa experiência e visto de perto tanto sofrimento, fiquei emocionada demais da conta com a iniciativa da Flávia, a Quimioterapia e beleza, que conheci hoje. Diagnosticada com câncer de mama no ano passado, ela está fazendo quimioterapia e já perdeu a juba linda com mechas californianas que tinha. Mas você acha que ela se abalou e escondeu a careca dentro de casa? Nem um pouco. Em vez disso, ela desfila perucas novas a cada dia, tem um lenço mais lindo que o outro e está arrasando nas maquiagens que “tiram a cara de doente”.

Flávia é uma lição de vida e de como encarar um problema com pés no chão e alegria de viver. Afinal, por mais que se esteja lidando com uma doença séria, a ideia toda é exatamente essa: VIVER! Por isso mesmo que eu clamo a todas vocês, meninas, mulheres, senhoras:CUIDEM-SE!

Sim, existem alguns tipos de câncer que surgem porque sua avó te passou o gene errado no lugar do conjunto de porcelana como herança, ou simplesmente porque suas células deram a louca e resolveram se unir ao lado negro da força. Porém, de acordo com o INCA, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Tem noção do que é isso?

Então, meninas, vocês que são tão boas em cuidar dos outros, cuidem também de vocês. Prestem atenção no que comem, mantenham o corpo ativo, descansado, hidratado, amado. Previnam-se do que for possível e mantenham o check-up em dia. Porque se for pra descobrir algo, que seja logo. E se tiver que encarar um câncer, que seja com coragem, alegria e beleza, como a Flávia está fazendo.

Flávia, nem te conheço, mas te achei linda.

E fica tranquila, já deu tudo certo. ;)

Comentários

comentários

Deixe uma resposta